PT | EN
ENVIA-NOS UMA MENSAGEM geral@rostosolidario.pt
CONTACTA-NOS +351 256 336 001
FAÇA UM DONATIVO

Educação para a Cidadania Global

EDUCAÇÃO E CIDADANIA GLOBAL

A Educação para a Cidadania Global (ECG) assume-se como área de atuação da RS na sequência do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos em Educação para o Desenvolvimento.

Sendo a Educação para a Cidadania Global a quinta e mais recente geração de Educação para o Desenvolvimento (Mesa, 2000), a atuação ao nível desta área pretende aproximar realidades que aparentemente são distintas mas inequivocamente interrelacionadas. A reflexão sobre, e a procura de soluções locais e globais para problemas, também eles locais e globais, visa a tomada de consciência do carácter global do exercício da cidadania e participação cívica no mundo atual.

Neste sentido, a ECG é fulcral no seio da RS porque procura a transformação social, promovendo a alteração de comportamentos, despertando a consciência crítica e influenciando a própria intervenção no seio das outras áreas de intervenção da Associação.

A operacionalização desta área de atuação procura estar alinhada com as orientações presentes no Conceito Estratégico da Cooperação Portuguesa 2014-2020 e na Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento.

PROJETOS

Estado: em curso
Início: 2011

Mobilidades e Aprendizagem Erasmus +

A Rosto Solidário promove um conjunto de oportunidades de mobilidade e aprendizagem no setor da juventude, ao abrigo do Programa Erasmus +.

Nesta secção encontra-se a descrição de várias iniciativas lideradas pela Associação ou em parceria com outras organizações europeias, tais como: Intercâmbios juvenis, Cursos de Formação e Seminários.

Estado: em curso
Início: 2018
Conclusão: 2019

Bichinhos na Cabeça

Inspirada na expressão popular Ter bichinhos na cabeça, a Campanha de sensibilização “Bichinhos na cabeça” tem como objetivo despertar a consciência sobre a origem dos preconceitos e dos tipos de discriminação social que marcam a desigualdade e injustiça social, por exemplo nas diferentes práticas desportivas.

Estado: em curso
Início: dezembro de 2018
Conclusão: agosto de 2020

#GenderEqualityMatters

O Projeto GEM – #Gender Equality Matters é uma parceria estratégica, Ação Chave 2, para a cooperação para a inovação e partilha de boas práticas, financiado pelo Erasmus +. Objetiva empoderar diferentes grupos-alvo como jovens, técnicos de juventude, educadores e ativistas de base, fornecendo-lhes novas competências para aumentar a participação das mulheres na sociedade. Procura ainda consciencializar as comunidades locais para as questões de género e a importância de promover o empoderamento de mulheres na Europa e nos países do Mediterrâneo meridional.

Estado: em curso
Início: setembro 2018
Conclusão: outubro 2020

The Gamification Of Employment

O “The Gamification of Employment” é um Projeto AC2 – Cooperação para a Inovação e Intercâmbio de Boas Práticas.

O seu principal objetivo é a cooperação transnacional e intersectorial, procurando desenvolver, testar e implementar métodos inovadores de trabalho com jovens através de jogos de tabuleiro. Com estes métodos pretendem-se desenvolver competências nos jovens que aumentem a sua empregabilidade e que estimulem a sua inserção no mercado de trabalho.

Estado: em curso
Início: 2018
Conclusão: 2019

CORPLAY

O CORPLAY – COunter Radicalization PLAY sport é um projeto Erasmus Sport que objetiva fortalecer o papel o desporto na prevenção da radicalização na juventude, através de uma abordagem desportiva inovadora construída a partir da base. Pretende ainda combater a intolerância, xenofobia e discriminação que possam resultar em extremismos.

Estado: em curso
Início: 2018
Conclusão: 2020

SIEP - “Generating social inclusion through Education Pills and Theatre of Opressed around the world”

O SIEP – “Generating social inclusion through Education Pills and Theatre of Opressed around the world” é um projeto promovido pela FUNDACION ASPAYM CASTILLA Y LEON – Espanha, financiado pelo programa Erasmus+, Ação Capacity Building for Youth in ACP countries, Latin America and Asia

Este projeto foi criado com o objetivo de promover e fornecer diferentes atividades inclusivas para profissionais de juventude e jovens, que ajudem a criar uma sociedade inclusiva que aceite a diversidade como uma parte intrínseca da mesma, e que ao mesmo tempo previna o bullying e o cyberbullying.

Estado: em curso
Início: 2016
Conclusão: 2019

Eurodesk

A Eurodesk é uma rede europeia de informação sobre oportunidades de mobilidade de aprendizagem internacionais. A Rosto Solidário, enquanto multiplicador Eurodesk, assume na sua missão a informação aos jovens e animadores de juventude, potenciando a proximidade das oportunidades europeias e de informação relevante a estes públicos.

Estado: em curso
Início: 2016
Conclusão: 2018

Feira Sem Preconceitos

O Projeto “Feira Sem Preconceitos, unida pela diversidade” é promovido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira em parceria com a Rosto Solidário e com o apoio da Rede Portuguesa das Cidades Interculturais do Conselho da Europa.

Estado: concluído
Início: 2014
Conclusão: 2017

HECOS for ETHICS – Higher Education and CompanieS FOsteRing ETHICal Skills

O Hecos for Ethics (Higher Education and CompanieS FOsteRing ETHICal Skills) é um projeto de cooperação internacional no âmbito da responsabilidade social e sustentabilidade que ao longo de três anos envolve nove parceiros de seis países diferentes: Itália, Suécia, Bélgica, Hungria, Eslováquia e Portugal.

A Rosto Solidário é o parceiro de Portugal, sendo o consórcio liderado pela AICCRE  – Associazione Italiana del Consiglio dei Comuni e delle Regioni d’Europa – Federazione Veneta – de Itália.

Estado: concluído
Início: março 2014
Conclusão: fevereiro 2016

É de Género?

É um projeto de Educação para a Cidadania Global da Rosto Solidário que teve como objetivo formar e sensibilizar jovens para a igualdade de género, cidadania global e diversidade. Com base na educação não formal e privilegiando o recurso a material audiovisual surgiu este projeto do qual resultaram um documentário e um manual de formação disponibilizados neste website.

Subscreva a nossa newsletter