PT | EN
ENVIA-NOS UMA MENSAGEM geral@rostosolidario.pt
CONTACTA-NOS +351 256 336 001
FAÇA UM DONATIVO

HECOS for ETHICS – Higher Education and CompanieS FOsteRing ETHICal Skills

HECOS for ETHICS – Higher Education and CompanieS FOsteRing ETHICal Skills

Estado: concluído
Início: 2014
Conclusão: 2017
Local: Portugal, Itália, Bélgica, Hungria, Eslováquia e Suécia
Parceiros: AICREE VE, Itália (coord.); OIKOS Onlus, Itália; VOKA, Bélgica; ODISEE, Bélgica; InnoSpectrum, Hungria; TUK, Eslováquia; PRSCCI, Eslováquia; STOCKHOLMS UNIVERSITET, Suécia.
Entidade Financiadora: Ação Chave 2: A Cooperação para a Inovação e Boas Práticas do programa Erasmus+ da Comissão Europeia

Hecos for Ethics (HECOS) é uma rede global que disponibiliza oportunidades de formação sobre competências, atitudes e conhecimento, para a promoção de formas de vida e trabalho sustentáveis, em cooperação com três tipos de partes interessadas: setor privado, ONG e entidades formadoras.” by HECOS Consórcio

O Hecos for Ethics (Higher Education and CompanieS FOsteRing ETHICal Skills) começou por ser um projeto de cooperação internacional no âmbito da responsabilidade social e sustentabilidade que ao longo de três anos envolveu nove parceiros de seis países diferentes: Itália, Suécia, Bélgica, Hungria, Eslováquia e Portugal.

ONGD Rosto Solidário foi o parceiro de Portugal, sendo o consórcio liderado pela AICCRE  – Associazione Italiana del Consiglio dei Comuni e delle Regioni d’Europa – Federazione Veneta – de Itália.

O HECOS começa com um estudo que procura compreender quais as áreas mais relevantes no âmbito da responsabilidade social das empresas, junto das mesmas e de ONG. O estudo procura ainda identificar quais as competências éticas mais valorizadas pelos respondentes e, neste seguimento, quais as suas necessidades de formação.

As áreas temáticas identificadas são: Direitos Humanos, Trabalho, Ambiente, Segurança e Integridade Pessoal, Não-discriminação, Anticorrupção, Cadeia de Abastecimento Sustentável e Marketing Responsável.

Ao estudo segue-se a conceção de um manual de formação de nível 6 (Quadro Europeu de Qualificações) contemplando as áreas acima identificadas de acordo com um processo metodológico participativo e com base em princípios de educação não-formal.

O percurso de formação proposto é constituído por três etapas: (1) formação e aprendizagens temáticas, (2) experiência de terreno e (3) avaliação do percurso e reconhecimento das aprendizagens.

As experiências de terreno são guiadas por um catálogo que agrupa diferentes exemplos práticos de iniciativas, projetos e atividades no âmbito da responsabilidade social das empresas e desenvolvimento sustentável, dentro e fora do espaço europeu.

O Projeto contempla ainda a realização de três experiências piloto que permitem testar o percurso de formação HECOS: International Summer School Sustainable Management, setembro de 2016 em Bruxelas; HECOS for Ethics Campus, setembro de 2016 na Sicília; Intercâmbio: “Eu no Mundo: uma forma de estar sustentável“, janeiro de 2017 em Santa Maria da Feira.

Recursos do Projeto:

HfE – Diretrizes (PT)

DiretrizesPT

 

HfE -Catálogo de Práticas e Projetos (PT)

Catalogo PT

 

 

Para mais informações e/ou esclarecimentos contacte a Rosto Solidário através do e-mail: cidadaniaglobal@rostosolidario.pt ou visite a página oficial do Projeto em www.hecosforethics.eu (disponível apenas em inglês).

OBJETIVOS

  • Promover o desenvolvimento de competências éticas, no âmbito da responsabilidade social das empresas e do desenvolvimento sustentável;
  • Disponibilizar e facilitar um percurso de formação integrado e holístico;
  • Fomentar o diálogo e a parceria entre instituições dentro e fora do espaço europeu.

PARCEIROS

Itália

Associazione Italiana del Consiglio dei Comuni e delle Regioni d’Europa – Federazione Veneta:

  • Site: www.aiccre.it
  • Estatuto: Associação de Municípios
  • Resumo: tem uma série de projectos europeus e um Mestrado em Veneza especificamente voltado para os financiamentos Europeus

 

OIKOS onlus

  • Site: www.oikosonlus.net
  • Estatuto: ONG
  • Resumo: trabalha com Congo, Brasil, Quénia, entre outros;

 


Hungria

INNO – SPECTRUM


Suécia

Score – Stockholm Centre for Organizational Research

  • Site:  www.score.su.se/
  • Resumo: é uma iniciativa conjunta da Stockholm School of Economics e da Stockholm University

 


Bélgica

Voka – Kamer van Koophandel Oost-Vlaanderen

  • Site: www.voka.be
  • Estatuto:  Câmara de Comércio e Indústria da Flandes
  • Resumo: representa 65% do emprego privado da Flandres;

 

HUB-KAKO vzw


Eslováquia

TECHNICAL UNIVERSITY KOSICE


 

Presovska regionalna komora SOPK

 


GALERIA

Subscreva a nossa newsletter