PT | EN
ENVIA-NOS UMA MENSAGEM geral@rostosolidario.pt
CONTACTA-NOS +351 256 336 001
FAÇA UM DONATIVO

Parcerias Locais para a EDCG: O papel dos atores locais na implementação da ENED 2018-2022

Parcerias Locais para a EDCG: O papel dos atores locais na implementação da ENED 2018-2022

Estado: em execução

Início: setembro de 2020
Conclusão: Agosto 2022

Local: Santa Maria da Feira, Portugal

Promovido por: Rosto Solidário

Parceiros:

FEC – Fundação Fé e Cooperação ONGD

Câmara Municipal de Santa Maria da Feira

Entidade Financiadora: Camões – Instituto da Cooperação e da Língua

Reconhecendo o papel dos atores locais no desenvolvimento dos territórios e, em particular, na implementação da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento 2018-2022, o Projeto Parcerias Locais para a Educação para o Desenvolvimento pretende envolver os vários atores que atuam ao nível da educação, da formação, da aprendizagem ao longo da vida e da sensibilização da comunidade em diferentes contextos no Concelho de Santa Maria da Feira, nomeadamente:

  • Representantes voluntários ou profissionais de organizações e entidades de base local de educação e promoção de desenvolvimento.
  • Organizações e/ou entidades de base local comum e com atividade permanente.
  • Decisores Políticos.
  • Atores locais de outros territórios.
  • Comunidade do Concelho de Santa Maria da Feira.

A partir de uma abordagem participativa e mobilizadora este projeto pretende criar momentos de sensibilização, diálogo concertado e capacitação entre os atores locais de forma a fortalecer a educação e a sensibilização, à escala local, para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável com vista à sua concretização.

Ao longo de duas fases de implementação, correspondente a 24 meses de duração, o projeto Parcerias Locais para a EDCG ambiciona 3 resultados:

Resultado 1) Atores locais de EDCG sensibilizados, consciencializados e mobilizados para a ação em EDCG

Sensibilização, consciencialização e mobilização para a EDCG através de um mapeamento de atores e práticas locais, de uma campanha de sensibilização e de sessões comunitárias de diálogo concertado.

Resultado 2) Atores locais de EDCG capacitados e comprometidos com um plano articulado de ação em EDCG

Capacitação e comprometimento com um plano articulado de ação em EDCG através de ações de capacitação interinstitucional sobre EDCG, da construção de um plano de ação concelhio, de ações de sensibilização para a comunidade local e da definição de um modelo de gestão do plano de ação partilhado.

Resultado 3) Experiência de conceção e implementação do plano de ação concelhio para a EDCG sistematizada e partilhada

Partilha da experiência de conceção e implementação do plano de ação concelhio através da sistematização do processo, de mesa redonda sobre o papel das parcerias locais na implementação da ENED e na disseminação das lições aprendidas sobre o processo.

OBJETIVOS

  • Fortalecer o papel dos diferentes atores locais de educação e promoção de desenvolvimento na implementação da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento 2018-2022 e o seu Plano de Ação.
  • Reforçar o diálogo e ação concertada entre os atores de Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global (EDCG), no território de Santa Maria da Feira.

 

Visão Geral do Projeto:

GALERIA

Subscreva a nossa newsletter