PT | EN
ENVIA-NOS UMA MENSAGEM geral@rostosolidario.pt
CONTACTA-NOS +351 256 336 001
FAÇA UM DONATIVO

Feira Sem Preconceitos

Feira sem preconceitos

Estado: em curso
Início: 2016
Conclusão: 2018
Local: Santa Maria da Feira
Parceiros: Câmara Municipal de Santa Maria da Feira
Entidade Financiadora: Conselho da Europa

Um rumor é uma afirmação sobre determinadas pessoas, grupos ou acontecimentos que se espalhem de pessoas para pessoa sem que se tenha verificado a sua veracidade. Um rumor é considerado credível não por que haja provas, mas porque as pessoas acreditam nele (Conselho da Europa, 2015).

O Projeto “Feira Sem Preconceitos, unida pela diversidade” é promovido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira em parceria com a Rosto Solidário e com o apoio da Rede Portuguesa das Cidades Interculturais do Conselho da Europa.

O objetivo principal do projeto é salientar os benefícios da diversidade e da interculturalidade e o seu contributo para a qualidade de vida no Concelho de Santa Maria da Feira.

No âmbito da parceria a Rosto Solidário promove as seguintes atividades:

  • Mapeamento de rumores no sentido de identificar ideias, entendimentos, perceções, expressões e comportamentos relativos a determinados grupos sociais e minorias étnicas residentes no concelho e que possam contribuir para a discriminação desses mesmos grupos. O resultado deste mapeamento permitirá às entidades parceiras planearem ações de sensibilização futuras que possam minimizar os preconceitos e promover a diversidade. 

 

  • Sessões de Formação de “agentes anti rumores” objetivando promover o diálogo e a reflexão sobre os desafios que a diversidade pode representar nas dinâmicas sociais e, de que forma isso se reflete na conceção de preconceitos e rumores, particularmente no concelho de Santa Maria da Feira. Estes momentos formativos são pensados para jovens e adultos que desejem colaborar ativamente em ações anti rumor do projeto.

 

  • Campanhas anti-rumor, desenvolvidas com base nos resultados do mapeamento, pretendem precisamente contraiar os rumores predominantes no concelho:
    • Teatro de intervenção “Nas Bocas do Mundo”, encenado pelo Grupo de Teatro Experimental do Orfeão da Feira, pretende-se desconstruir medos, mitos e preconceitos. “A palavra mágica” de Vergílio Ferreira, conta a história de Silvestre e de Ramos que, certo dia, se envolvem numa discussão onde a palavra “inócuo” é utilizada. A verdade é que o rumor do uso da palavra na dita discussão faz com que esta se espalhe pela freguesia, conotada de sentidos pejorativos e pronunciada de maneiras diversas | Feira dos Dez, Lourosa.

 

  • Sensibilização para os Direitos Humanos “Escola dos Direitos” com o objetivo fomentar o conhecimento, a valorização, a defesa e o respeito pelos Direitos Humanos e como objetivos específicos desenvolver o sentimento de autorrespeito e de respeito pelos outros; promover a compreensão e interesse pela diversidade cultural, especialmente em relação a nações, etnias, religiões, línguas e outras minorias e comunidades; e incentivar a participação ativa dos e das jovens enquanto cidadãos e cidadãs globais. Através de uma abordagem integrada aos vários atores da comunidade educativa, através de sessões temáticas de educação não-formal, realizadas em contextos escolares, são privilegiadas metodologias participativas, que partem e valorizam as diversas experiências dos participantes, sobretudo de educação não formal com recurso a atividades como dinâmicas de grupo e ferramentas diversas como multimédia, dança, música, fotografia, etc.. Os beneficiários diretos são, portanto, alunos/as, docentes, pessoal não docente e encarregados/as de educação. 

     

 https://www.facebook.com/FeiraSemPreconceitos/

#FeiraSemPreconceitos

GALERIA

Subscreva a nossa newsletter