PT | EN
ENVIA-NOS UMA MENSAGEM geral@rostosolidario.pt
CONTACTA-NOS +351 256 336 001
FAÇA UM DONATIVO

Educação para a Cidadania Global

EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA GLOBAL

A Educação para a Cidadania Global (ECG) assume-se como área de atuação da RS na sequência do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos em Educação para o Desenvolvimento.

Sendo a Educação para a Cidadania Global a quinta e mais recente geração de Educação para o Desenvolvimento (Mesa, 2000), a atuação ao nível desta área pretende aproximar realidades que aparentemente são distintas mas inequivocamente interrelacionadas. A reflexão sobre, e a procura de soluções locais e globais para problemas, também eles locais e globais, visa a tomada de consciência do carácter global do exercício da cidadania e participação cívica no mundo atual.

Neste sentido, a ECG é fulcral no seio da RS porque procura a transformação social, promovendo a alteração de comportamentos, despertando a consciência crítica e influenciando a própria intervenção no seio das outras áreas de intervenção da Associação.

A operacionalização desta área de atuação procura estar alinhada com as orientações presentes no Conceito Estratégico da Cooperação Portuguesa 2014-2020 e na Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento.

PROJETOS

thumb

Estado: em curso
Início: 2016
Conclusão: 2017

Escola dos Direitos

O Projeto “Escola dos Direitos – das diversidades aos desafios globais” tem como objetivo fomentar o conhecimento, a valorização, a defesa e o respeito pelos Direitos Humanos. Resulta de uma parceria entre a Rosto Solidário e a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.

imagem1

Estado: em curso
Início: 2016
Conclusão: 2017

Feira Sem Preconceitos

O Projeto “Feira Sem Preconceitos, unida pela diversidade” é promovido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira em parceria com a Rosto Solidário e com o apoio da Rede Portuguesa das Cidades Interculturais do Conselho da Europa.

eurodesk_logo_site

Estado: em curso
Início: 2016
Conclusão: 2017

Eurodesk

A Eurodesk é uma rede europeia de informação sobre oportunidades de mobilidade de aprendizagem internacionais. A Rosto Solidário, enquanto multiplicador Eurodesk, assume na sua missão a informação aos jovens e animadores de juventude, potenciando a proximidade das oportunidades europeias e de informação relevante a estes públicos.

10322624_311812785635233_4302431624049045863_n

Estado: concluído
Início: Março 2014
Conclusão: Fevereiro 2016

É de Género?

É um projeto de Educação para a Cidadania Global da Rosto Solidário que teve como objetivo formar e sensibilizar jovens para a igualdade de género, cidadania global e diversidade. Com base na educação não formal e privilegiando o recurso a material audiovisual surgiu este projeto do qual resultaram um documentário e um manual de formação disponibilizados neste website.

logo_hecosforethics

Estado: em curso
Início: 2014
Conclusão: 2017

HECOS for ETHICS – Higher Education and CompanieS FOsteRing ETHICal Skills

O Hecos for Ethics (Higher Education and CompanieS FOsteRing ETHICal Skills) é um projeto de cooperação internacional no âmbito da responsabilidade social e sustentabilidade que ao longo de três anos envolve nove parceiros de seis países diferentes: Itália, Suécia, Bélgica, Hungria, Eslováquia e Portugal.

A Rosto Solidário é o parceiro de Portugal, sendo o consórcio liderado pela AICCRE  – Associazione Italiana del Consiglio dei Comuni e delle Regioni d’Europa – Federazione Veneta – de Itália.

Subscreva a nossa newsletter