PT | EN
ENVIA-NOS UMA MENSAGEM geral@rostosolidario.pt
CONTACTA-NOS +351 256 336 001
FAÇA UM DONATIVO

Cooperação para o Desenvolvimento

COOPERAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO

A Cooperação para o Desenvolvimento está na génese da Rosto Solidário, tendo em conta que desde a sua criação tem vindo a colaborar com projetos dos Missionários Passionistas em Angola.

A consciência de que a responsabilidade perante os problemas globais é de todos/as, que os problemas locais têm um vínculo global e de que o mundo é sempre muito mais do que o local, assume-se como a motivação para reforçar a cooperação para o desenvolvimento como área de atuação.

A operacionalização desta área de intervenção segue as orientações do Conceito Estratégico da Cooperação Portuguesa 2014-2020, no qual se privilegia o trabalho com os países do espaço europeu e os países lusófonos, da Política Europeia de Desenvolvimento e Cooperação, da Agenda para a Mudança da UE no que se refere à sua política de desenvolvimento e, Parceria Global para uma Cooperação para o Desenvolvimento Eficaz.

Para além disso, a cooperação permite que se aprenda com a diferença, e se conheça diferentes realidades e experiências de trabalho, que podem inclusive ser uma mais-valia na intervenção local.

PROJETOS

Formação de Formadores St. Cruz

Estado: em curso
Início: 2012
Conclusão: 2016

Projeto de formação de formadores do Centro Cultural de Santa Cruz (CCSC)

O Projeto Formação de Formadores – Centro Cultural da Santa Cruz objetivou formar jovens em áreas com maior procura local e mais valorizadas no mercado de trabalho. Procurou ainda contribuir para os objetivos de médio prazo do Centro, tais como, a formação e a inserção profissional de jovens, a sustentabilidade do Centro e a diversificação da sua oferta formativa.

Na sequência das formações realizadas no Uíge em 2014, por voluntários portugueses finalistas do curso de engenharia de Coimbra, de “Redes Informáticas” e “Hardware e Software” foi desenvolvido pelo aluno Avelino Kuyanga no âmbito do mestrado em Engenharia Informática, o projeto “Desenvolvimento de um sistema LowCost para acesso à Internet em regiões desfavorecidas” com a finalidade de ser implementado no Centro Cultural da Santa Cruz no Uíge.

Empowerment das Mulheres da Ajuda Mútua

Estado: concluído
Início: Julho de 2010
Conclusão: Dezembro 2012

Empowerment das Mulheres da Ajuda Mútua

O Projeto “Empowerment das Mulheres da Ajuda Mútua – Formação e Geração de Rendimento” visou a promoção do Empowerment das mulheres do grupo da “Ajuda Mútua” do bairro do Papelão na cidade do Uíge, Angola.

Foi desenvolvido numa parceria entre a ONGD Rosto Solidário, a ONGD Leigos para o Desenvolvimento e os Missionários Passionistas, tendo sido implementado no terreno por voluntários dos Leigos para o Desenvolvimento e por Missionários Passionistas presentes na cidade do Uíge.

O projeto foi cofinanciado por diversas instituições, designadamente o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I. P., a Manos Unidas de Espanha, a Cáritas Italiana e a CEI – Conferência Episcopal Italiana, além de fundos próprios das organizações parceiras e de donativos de particulares.

Subscreva a nossa newsletter