PT | EN
ENVIA-NOS UMA MENSAGEM geral@rostosolidario.pt
CONTACTA-NOS +351 256 336 001
FAÇA UM DONATIVO

Apoio à Família

APOIO À FAMÍLIA

O Apoio à Família desde 2008 que presta apoio a indivíduos/famílias em situação de risco, exclusão e/ou vulnerabilidade social, através do gabinete de serviço social, do banco de recursos e do gabinete de psicologia.

No mesmo ano integrou a rede social concelhia e o Conselho Local de Ação Social (CLAS), que têm como finalidade impulsionar o trabalho em parceria, incidindo na planificação estratégica da intervenção social local. Recentemente integrou também o Fórum Social da União de Freguesias de Santa Maria da Feira, Travanca, Sanfins e Espargo.

Os serviços promovidos pelo Apoio à Família pretendem contribuir para a redução de situações de carência e para a melhoria das condições de vida de indivíduos/famílias no sentido da inclusão social.

Procura desenvolver intervenções integradas e multissetoriais para corresponder ao caráter multidimensional dos fenómenos da pobreza e exclusão social, trabalhar em parceria, cooperação e partilha de responsabilidades com a rede social concelhia.

GABINETE DE SERVIÇO SOCIAL

O gabinete de serviço social tem como objetivo identificar, encaminhar e apoiar situações de risco, vulnerabilidade e/ou exclusão social.

Recebe indivíduos/famílias encaminhados por instituições de solidariedade social e outras entidades, e também aqueles/as que por iniciativa própria pretendam recorrer a apoio, orientação e encaminhamento social.

Os atendimentos deverão ser agendados previamente, através de contacto telefónico ou email para os seguintes contactos:

tel. 256 336 001 | tlm. 929 173 288 | servicosocial@rostosolidario.pt

GABINETE DE PSICOLOGIA

O gabinete de psicologia realiza consulta psicológica a crianças e jovens. Pretende desenvolver competências que permitam à criança/jovem reconhecer as suas emoções e os seus pensamentos de modo a que sejam capazes de gerir e autorregular os seus comportamentos.

Recebe crianças/jovens encaminhados por instituições de solidariedade social e outras entidades, e também aquelas que por iniciativa dos pais/encarregados de educação/tutores legais solicitem apoio psicológico.

A consulta de psicologia é gratuita, pelo que, todas as situações merecem uma primeira avaliação pelo gabinete de serviço social, sobre a situação socioeconómica do agregado familiar.

Mais informações e/ou esclarecimentos através dos seguintes contactos:

tel. 256 336 001 | tlm. 929 173 288 | servicosocial@rostosolidario.pt

BANCO DE RECURSOS

O banco de recursos pretende contribuir para a redução de situações de carência e para a melhoria das condições de vida de indivíduos/famílias em situação de vulnerabilidade/exclusão social no sentido da inclusão social.

Disponibiliza géneros alimentares, roupas, mobiliário diverso e eletrodomésticos (em articulação estreita com Rede Social concelhia). Suporta a sua ação na parceria com o Banco Alimentar de Aveiro e de diversos doadores, empresariais e a título individual.

O Banco de Recursos conta com uma equipa de voluntários/as que realizam a triagem e armazenamento dos produtos doados e a recolha de mobiliário e eletrodomésticos.

Os géneros alimentares e roupas em bom estado de conservação podem ser doados na sede da Rosto Solidário.

Para agendar recolha de mobiliário, por favor, contactar a Associação através dos seguintes contactos:

tel. 256 336 001 | tlm. 912 550 631 | servicosocial@rostosolidario.pt

PROJETOS

cpcj_logo_rt

Estado: Em curso
Início: Dezembro 2016
Conclusão: Junho 2017

Reforço Técnico da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Santa Maria da Feira

No âmbito da proposta de aquisição de serviços de “qualificação da resposta protetiva e apoio à atividade da comissão restrita da CPCJ de SMF – apoio técnico à comissão restrita no âmbito do artº 20 – A, da Lei de Proteção de Crianças e Jovens em perigo” por parte do Município de Santa Maria da Feira a Rosto Solidário assumiu o reforço técnico da CPCJ com a afetação de dois recursos humanos, uma assistente social e um jurista no formato de prestação de serviços, no regime de prestação de serviços.

Oficinas José

Estado: Concluído
Início: Setembro 2016
Conclusão: Fevereiro 2017

Oficinas José

O Projeto Oficinas José resulta de uma parceria entre a Casa das Profissões – projeto da Cruz Vermelha Portuguesa, delegação de Sanguedo e a Rosto Solidário. As Oficinas José constituem-se como espaços de aprendizagem sobre o restauro de peças de mobiliário, reciclagem, reutilização e sustentabilidade.

DSC_0492

Estado: Concluído
Início: Junho 2015
Conclusão: Setembro 2015

MOViliza-te, reutilização e sustentabilidade

Com o “MOViliza-te – reutilização e sustentabilidade” objetivou-se restaurar/costumizar móveis estanques no banco de recursos (por se encontrarem em mau estado de conservação ou excedentes) promovendo a reutilização e a sustentabilidade, objetivos implícitos na ação do banco de recursos.

Subscreva a nossa newsletter