PT | EN
ENVIA-NOS UMA MENSAGEM geral@rostosolidario.pt
CONTACTA-NOS +351 256 336 001
FAÇA UM DONATIVO

Voluntary Generation

THE VOLUNTARY GENERATION

Estado: em curso
Início: setembro de 2017
Conclusão: agosto de 2019
Local: Santa Maria da Feira
Parcerias:
Internacionais: Asociación Socioeducativa para el Desarrollo Comunitario EDUCERE (ES), YES FORUM EWIV – YOUTH AND EUROPEAN SOCIAL WORK FORUM (DE), Canakkale Koza Genclik Dernegi (TR), ASSOCIAZIONE CULTURALE STRAUSS (IT), SOCIAL YOUTH DEVELOPMENT CIVIL NONPROFIT SOCIETY (EL), INTERNATIONAL SCOUT CENTRE RUSTAVI (GE), Associazione InCo – Molfetta (IT), ROSTO SOLIDÁRIO – ASSOCIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E HUMANO (PT), ASSOCIAZIONE CULTURALE LINK (IT), RATO – ASSOCIAÇÃO PARA A DIVULGACAO CULTURAL E CIENTIFICA (PT), ASOCIATIA TEAM FOR YOUTH ASSOCIATION (RO), KOZ-PONT IFJUSAGI EGYESULET (HU), ASOCIATIA CURBA DE CULTURA (RO), Asociatia Gipsy Eye (RO), Hästekasen Gård Förening (SE), ASOCIATIA ZURY (RO), UNION GEORGIAN YOUTH FOR EUROPE (GE), Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho (PT).

Locais: Agrupamento de Escolas de Arrifana, CerciFeira – Sonho da Criança

Entidade cofinanciadora: Erasmus+

A ADICE é no The Voluntary Generation organização coordenadora e também organização de envio. O Projeto representa a continuidade do trabalho que a ADICE vem fazendo desde 1999, no apoio a jovens com menos oportunidades.

O The Voluntary Generation foi desenvolvido para responder às necessidades identificadas na região de Hauts-de-France, conhecida por ser umas das mais desfavorecidas de França no que diz respeito à integração de jovens no mercado de trabalho. Neste contexto, o Projeto é considerado uma alavanca para a empregabilidade dos jovens, na medida em que lhes permite desenvolver competências de participação cívica, competências sociais, pessoais e profissionais. Os projetos de mobilidade permitem aos e às participantes experienciar pela primeira vez um projeto de solidariedade, num país e cultura diferentes, favorecendo a sua autoconfiança e independência.

O grupo-alvo são jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, com menos oportunidades, enfrentado dificuldades de ingresso no mercado de trabalho e que não tenham experiências prévias de projetos de mobilidade.

Em Santa Maria da Feira, além da Rosto Solidário, as voluntárias realizam as suas atividades na creche Sonho da Criança da CerciFeira e no Agrupamento de Escolas de Arrifana.

OBJETIVOS

– Promover a acessibilidade à mobilidade a jovens mais afastados do programa e promover igualdade de oportunidades;

– Facilitar a participação cívica dos jovens;

– Proporcionar aos/às participantes experiências de trabalho com grupos vulneráveis (desempregados, migrantes, minorias, etc.);

– Favorecer a inclusão social e profissional dos/as participantes no término do seu projeto de mobilidade (iniciando formação, ingresso no mercado de trabalho);

– Promover a interação entre jovens e parceiros;

– Facilitar o desenvolvimento de competências sociais, cívicas e linguísticas dos participantes.

GALERIA

Subscreva a nossa newsletter