PT | EN
ENVIA-NOS UMA MENSAGEM geral@rostosolidario.pt
CONTACTA-NOS +351 256 336 001
FAÇA UM DONATIVO

A Rosto Solidário enquanto instituição de acolhimento

A ROSTO SOLIDÁRIO ENQUANTO INSTITUIÇÃO DE ACOLHIMENTO

O Corpo Europeu de Solidariedade oferece aos jovens a oportunidade de apoiarem a resolução de situações problemáticas em toda a Europa, em temáticas tão diversas como ambiente, sustentabilidade, saúde, cultura e património, desporto, igualdade de género, consciência europeia, diálogo inter-religioso, minorias étnicas, proteção civil, serviços sociais, entre outros.

Qualquer pessoa com idade compreendida entre os 17 e os 30 anos, interessada em fazer parte de uma experiência de voluntariado solidário, pode registar-se no portal do CES https://europa.eu/youth/solidarity

A partir deste registo, os jovens terão a oportunidade de ajudarem e participarem no trabalho diário das organizações durante um período que vai dos 2 aos 12 meses.

Enquanto instituição de acolhimento a Rosto Solidário recebe os voluntários europeus e organiza as atividades, promovendo a sua integração em projetos da própria instituição ou de parceiros locais.

A participação em projetos CES é gratuita e apoia os jovens nas viagens, alojamento, alimentação, seguro, formações específicas, mentoria e pocket Money.

Contactos para mais informações: sve@rostosolidario.pt | 256 336 001 | 929 173 288

Links de interesse:

https://www.facebook.com/sverostosolidario/

https://www.europasolidaria.pt/pt/

PROJETOS

Estado: em curso
Início: 16 de setembro de 2018
Conclusão: 15 de setembro de 2020

Solidarity, Culture and Heritage

O Solidarity, Culture and Heritage é um Projeto de Voluntariado coordenado pela Rosto Solidário e financiado pelo Programa Erasmus +

Tendo como ponto de partida o Ano Europeu do Património Cultural 2018 pretendeu-se com este Projeto aprofundar as ligações entre Solidariedade e Património Cultural através do contacto dos voluntários europeus com o Património Cultural local, da promoção do encontro de diferentes povos e culturas europeias e ainda do reconhecimento de que a solidariedade europeia é uma herança comum que importa preservar.

Estado: em curso
Início: setembro de 2017
Conclusão: agosto de 2019

The Voluntary Generation

O Voluntary Generation é coordenado pela organização Francesa ADICE – Association Pour Le Developpement Des Initiatives Citoyennes Et Europeennes e envolve 20 organizações parceiras de diferentes países (França, Alemanha, Espanha, Grécia, Hungria, Itália, Roménia, Portugal, Suécia, Turquia e Geórgia. O Projeto visa promover experiências de voluntariado para 28 jovens provenientes da região Hauts-de-France através de 8 projetos de curta duração e 20 projetos de longa duração.

Estado: concluído
Início: dezembro de 2017
Conclusão: novembro de 2018

Diversa/mente

O Projeto Diversa/mente foi promovido pela Oikos (Itália) e implementado pela Rosto Solidário enquanto entidade de acolhimento. Este Projeto visou ajudar os jovens a enfrentar as consequências das recentes mudanças socioeconómicas, sobretudo o desemprego, promovendo a sua mobilidade, capacitação, integração social, compreensão intercultural e sentido de pertença a uma comunidade global.

Estado: concluído
Início: 1 de outubro de 2017
Conclusão: 30 de agosto de 2018

Diversidades

O Projeto Diversidades acolhe em Portugal 7 jovens voluntários/as de 4 países diferentes: Hungria, Turquia, Espanha e Itália. Tem como objetivo geral promover e potenciar a reflexão sobre a diversidade nas organizações a partir da integração dos/as voluntários/as SVE e o conhecimento sobre as diversidades existentes nas comunidades locais. Este projeto resulta de uma candidatura aprovada à Ação Chave 1 do Programa Erasmus +

Estado: concluído
Início: 1 de Fevereiro de 2015
Conclusão: 30 de Setembro de 2016

Solidarity Plus

O projeto “Solidarity Plus” promove o acolhimento de jovens voluntários europeus no âmbito do Programa SVE. O acolhimento tem lugar em Santa Maria da Feira de 1 de Fevereiro de 2015 a 30 de Setembro de 2016 e envolve 7 voluntários europeus em atividades locais de solidariedade, educação e sensibilização.

Estado: concluído
Início: 1 de Março de 2014
Conclusão: 28 de Fevereiro 2015

Cidadania: Inclusão e diálogo entre gerações em Santa Maria da Feira

O projeto “Cidadania, Inclusão e Diálogo entre Gerações em Santa Maria da Feira” teve como objetivo principal envolver jovens voluntários europeus no desenvolvimento social local e em ações humanitárias através de parcerias internacionais.

Subscreva a nossa newsletter