PT | EN
ENVIA-NOS UMA MENSAGEM geral@rostosolidario.pt
CONTACTA-NOS +351 256 336 001
FAÇA UM DONATIVO

Rosto Solidário promove a participação de 25 jovens no Intercâmbio juvenil “DiverGente”

De 14 a 19 de agosto, 25 jovens portugueses juntaram-se a 35 jovens espanhóis, naquela que, foi a melhor experiência de vida para alguns dos jovens.

Este intercâmbio juvenil “DiverGente” foi desenvolvido e organizado pela Fundação ASPAYM Castilla y Léon em parceria com a Rosto Solidário à semelhança de outros projetos anteriores.

O principal objetivo deste intercâmbio foi a promoção da inclusão social de jovens com e sem necessidades específicas. Ao longo dos 6 dias refletiu-se sobre o tema da diversidade funcional através do convívio com pessoas com limitações intelectuais, físicas e sensoriais.

Portugueses e espanhóis, juntos aprenderam e desenvolveram competências de socialização e inclusão social, descobriram novas culturas, estratégias, valores de solidariedade e democracia, através de workshops, debates, simulações, teatro, dança inclusiva e outras atividades exteriores como por exemplo um Run Color e desportos adaptados. Houve ainda espaços para o desenvolvimento e partilha de talentos que cada um possuía. Conhecemos, na região de Bierzo, a bela cidade de Ponferrada e o seu Castelo Medieval assim como a vila de Molinaseca onde nos banhámos no rio e ainda assistimos a uma prova de raly de carros.

Levámos também a cultura portuguesa pelas noites adentro.  Houve a oportunidade de realizar uma Noite Intercultural onde os dois grupos de participantes apresentaram, partilharam e degustaram a gastronomia portuguesa e espanhola. Festejamos ainda com alegria e muita dança 2 festas tradicionais (uma em Cubillos del Sil e outra em Fresnedo) onde, curiosamente, em ambas as bandas tinham um descendente português que fizeram questão de tocar e cantar clássicos da música portuguesa em terras e festas de nuestros hermanos.

Para a Joana Costa, técnica da Rosto Solidário, esta foi “uma semana enriquecedora e cheia de todo o tipo de aprendizagens”, salientando que “dentro de toda a diversidade que existia no intercâmbio e no nosso grupo de portugueses, há uma essência comum a todos: bom coração”.

A Catarina Bento diz que sentiu-se “incluída neste grupo. E foi uma grande e nova experiência e que certamente vou repetir, fiquei ainda com mais ideias para experimentar”. Acrescentou ainda que conheceu “novas pessoas com quem aprendi muito. E isso para mim é essencial, conhecimento”.

Para a Cátia Pita, “juntos somos mais fortes, juntos marcamos a diferença” e “estes dias foram a prova disto.”

Para o Fábio Pereira, este intercâmbio foi “uma aventura no qual sabia que iria ser interessante, que iria ser repleta de conhecimentos novos, mas nunca pensaria que iria sair com tão boas recordações e com tantas amizades”.

Rúben Catarino regressou com um sentimento de felicidade e realização no  seu “primeiro projeto de voluntariado” e afirma ter sido “a melhor experiência” da sua vida.

O espírito de interajuda, amizade foram sentidas por todos os participantes, “foi uma experiência incrível”, diz-nos a Filipa Cardoso, salientando que “estou maravilhada com tudo o que vivemos, e com o quanto que cresci com esta aventura”.

Para Andreia Vicente, voluntária na Rosto Solidário que já participou “em algumas coisas que envolvem grupos de pessoas que também não se conhecem… este grupo foi sem dúvida, e de longe o melhor”.

Também Carolina Figueiredo salienta a amizade dizendo que “este foi sem dúvida o melhor grupo de intercâmbio” de todos os que já participou.

Diogo Figueiredo reconhece que  este intercâmbio foi “uma experiência extraordinária” onde criou “amizades para toda a vida”.  E de forma a eternizar as amizades que se desenvolveram ao longo deste intercâmbio, no último dia organizou-se uma celebração onde foi possível declarar amizades e sentimentos de respeito, admiração e amor.

Este projeto tocou tanto no coração dos participantes, que já estão a planear um novo encontro para recordar tantas e tão boas recordações.

Diogo Figueiredo e Joana Costa

Subscreva a nossa newsletter