PT | EN
ENVIA-NOS UMA MENSAGEM geral@rostosolidario.pt
CONTACTA-NOS +351 256 336 001
FAÇA UM DONATIVO

Rosto Solidário na direção da Plataforma Portuguesa das ONGD

A Rosto Solidário foi convidada a integrar a Direção da Plataforma Portuguesa das Organizações Não-Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD) para o biénio 2015-2017, tendo a sua Direção aceite o desafio em dezembro de 2015. Assumiu este desafio em conjunto com a Oikos Cooperação e Desenvolvimento (presidência), a ACEP – Associação para a Cooperação Entre Povos, a Cáritas Portugal, o CPR – Conselho Português para os Refugiados, a EAPN – Rede Europeia Anti Pobreza e a Saúde em Português.

Pe. Manuel Pires, presidente da direção da Rosto Solidário, afirma que “Só faz sentido estarmos na Plataforma de forma comprometida. É um grande desafio à nossa coerência e profissionalismo”.

Paulo Costa, que representa a Rosto Solidário na Plataforma, reforça que “É um grande investimento de tempo da nossa parte, enquanto equipa da Rosto Solidário, mas esperamos que a Rosto Solidário saia reforçada cada vez mais, pela participação, pelas aprendizagens e pelo estabelecimento de parcerias relevantes para o nosso futuro”. Acrescenta ainda que “No mundo das ONGD e da Cooperação Portuguesa a Rosto Solidário vai colocando Santa Maria da Feira e o Norte do país em destaque”.

A Plataforma das ONGD representa um grupo de mais de 60 ONGD registadas no Ministério dos Negócios Estrangeiros e tem como Missão contribuir para melhorar e potenciar o trabalho das suas Associadas, a nível institucional, político, legislativo, financeiro e social, promovendo uma cultura de partilha, de parceria, de responsabilidade e de excelência na organização e nas práticas das ONGD Portuguesas que trabalham para um mundo mais justo e equitativo nas áreas da Cooperação para o Desenvolvimento, da Educação para o Desenvolvimento bem e da Ajuda Humanitária e de Emergência.

A Rosto Solidário integrava já o Grupo de Trabalho em Educação para o Desenvolvimento, onde se partilham experiências e planeiam atividades com a finalidade de se reforçar o papel da Educação para o Desenvolvimento na sociedade, de acordo com a Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (ENED). Em 2015 passou a integrar também o Grupo de Trabalho em Ética, Grupo este que visa refletir sobre as questões éticas e de conduta relacionadas com a ação das ONGD e que resultará num Código de Conduta para as mesmas.

A ONGD Feirense vai assim prosseguindo o seu caminho transformador, promotor de consciências críticas e reflexivas no sentido de contribuir responsável, ativa e eficientemente para a construção de um mundo mais justo e equitativo.

A ONGD Rosto Solidário é uma associação sem fins lucrativos, reconhecida com estatuto de utilidade pública. Tem por missão contribuir para o desenvolvimento social e humano das comunidades locais e para uma cidadania global e solidária, atuando em quatro áreas de intervenção, a cooperação para o desenvolvimento, a educação para o desenvolvimento, o voluntariado e o apoio à família.

Subscreva a nossa newsletter