PT | EN
ENVIA-NOS UMA MENSAGEM geral@rostosolidario.pt
CONTACTA-NOS +351 256 336 001
FAÇA UM DONATIVO

Recolha de histórias sobre (Contra) Radicalização no Desporto

A Rosto Solidário convida à partilha de histórias, situações, experiências pessoais de radicalização e contra radicalização vivenciadas no contexto de uma modalidade ou prática desportiva. Esta recolha é realizada no âmbito do projeto CORPLAY, a ser implementado na Bulgária, Itália, Grécia, Portugal e Turquia. Em Portugal a implementação do projeto é da responsabilidade da Rosto Solidário.

O CORPLAY – COunter Radicalization PLAY Sport é um projeto Erasmus Sport que objetiva fortalecer o papel o desporto na prevenção da radicalização na juventude, através de uma abordagem desportiva inovadora construída a partir da base. Pretende ainda combater a intolerância, xenofobia e discriminação.

Se conhece histórias, situações, etc. que, no seu entendimento, traduzam exemplos de práticas de radicalização ou contra radicalização, pedimos que as partilhe connosco. Para tal, descreva sucintamente a história e ou situação diretamente no formulário online, ou descarregue o ficheiro em https://goo.gl/PJkFcF e envie-nos para para cidadaniaglobal@rostosolidario.pt até 15 de outubro de 2018.

Através das histórias recolhidas pretende-se:

  • Entender o que é radicalização e de que forma esta se manifesta nas mais diversas modalidades desportivas;
  • Compreender que capacidades e competências devem ser desenvolvidas para um melhor uso do desporto na resposta aos desafios sociais.

 

No contexto do projeto entende-se por “radicalização”:

o processo de transformação social e psicológica que leva o ser humano a apoiar gradativamente ideologias políticas e religiosas extremistas. Assume-se que a radicalização possa acontecer durante a adolescência, ou em jovens adultos, que se deixam impressionar facilmente e que enfrentam problemas identitários. Tipicamente a adolescência é um período de amadurecimento no qual os e as jovens testam a sua identidade, relações grupais, ideologias políticas e o seu lugar no mundo.

 

Subscreva a nossa newsletter