PT | EN
ENVIA-NOS UMA MENSAGEM geral@rostosolidario.pt
CONTACTA-NOS +351 256 336 001
FAÇA UM DONATIVO

Projeto “Exchange of good practices of healthy leisure for the prevention of addictions in young people”

O Projeto “Exchange of good practices of healthy leisure for the prevention of addictions in young people” desenvolve-se no âmbito da Ação-chave 2 do Programa Erasmus +, dedicada à cooperação para a Inovação e partilha de boas práticas. Os projetos financiados por esta ação visam a cooperação para a inovação, desenvolvimento e partilha de práticas inovadoras no âmbito da juventude, entre os países participantes, neste caso 5 países europeus: Espanha, Portugal, Roménia, Polónia e Chipre.

Trata-se de um Projeto coordenado pela FUNDACION ASPAYM CASTILLA Y LEON, de Espanha, em que a Rosto Solidário é o parceiro de Portugal, e está a ser implementado desde Março de 2020 e termina em Julho de 2021.

São parceiros:
– ASOCIATIA INSTITUTUL DE CERCETARE SI STUDIUL CONSTIINTEI CUANTICE, Roménia;
– Dione Youth Organization, Chipre;
– POLSKA AKADEMIA ROZWOJU, Polónia;

As necessidades identificadas previamente, e que são abordadas pelo projeto, são o facto de:
– para os jovens, o uso do tempo livre estar intimamente relacionado ao desenvolvimento da sua identidade, sendo um dos momentos fundamentais em que eles se relacionam com os seus grupos de pares, trocando valores e padrões de comportamento;
– ser no contexto de lazer onde os primeiros comportamentos de risco podem ocorrer, principalmente relacionados com o uso de drogas, jogos e novas tecnologias
– existir a necessidade de encontrar e desenvolver ações preventivas para comportamentos aditivos em jovens, em especial os jovens mais vulneráveis ou com menos oportunidades.

Graças à partilha de boas práticas entre os países, as entidades que fazem parte deste projeto poderão ampliar os seus conhecimentos sobre atividades alternativas de lazer para a prevenção de comportamentos aditivos nos jovens, através das seguintes áreas:
1. Como promover comportamentos e hábitos saudáveis que reduzam a vulnerabilidade ao uso de substâncias e comportamentos aditivos;
2. Como realizar ações e atividades de lazer e tempo livre para a prevenção de adições;
3. Como promover medidas de prevenção ambiental / estrutural com a participação dos jovens;
4. Como usar estratégias de comunicação voltadas para a população jovem, com atenção especial aos menores, aumentando os esforços para alcançar os jovens através de mensagens e canais credíveis que aumentam a perceção de risco social relacionado ao uso de substâncias e outras adições;
5. Como melhorar os programas e projetos de prevenção universal, seletiva e indicada.
Para desenvolver o projeto será realizada uma análise da situação de dependência dos jovens das regiões de cada entidade associada.
Seguidamente serão identificadas as diretrizes específicas para desenvolver ações preventivas no campo do lazer alternativo com jovens.
Por fim, serão avaliadas as propostas de prevenção de dependência que foram avaliadas e desenvolvidas local e regionalmente com os jovens de cada país.
Além disso, os resultados serão compilados e publicados num catálogo de boas práticas, acessível em cada um dos idiomas dos países que fazem parte do projeto.

Os objectivos passam por:
– Reduzir a presença e a promoção de comportamentos aditivos em jovens, através da partilha de boas práticas levadas a cabo em diferentes contextos.
– Analisar o contexto e as variáveis de dependência em cada um dos países que fazem parte do projeto.
– Identificar diretrizes específicas para o desenvolvimento de ações preventivas no campo do lazer saudável ou alternativo com os jovens.
– Avaliar propostas de prevenção realizadas local e regionalmente com jovens de cada país.
– Criar diretrizes para ações voltadas à implementação e desenvolvimento de práticas saudáveis de lazer com jovens.

Subscreva a nossa newsletter