PT | EN
ENVIA-NOS UMA MENSAGEM geral@rostosolidario.pt
CONTACTA-NOS +351 256 336 001
FAÇA UM DONATIVO
Foto de Grupo

Missão do Voluntariado Passionista

No passado dia 12 de Abril, alguns Voluntários Passionistas (VPs) fizeram-se à estrada, parando perto da bela cidade de Coimbra, em S. Martinho do Bispo.

Aí permaneceram, vivendo em conjunto com os utentes da Casa dos Pobres de Coimbra a celebração do Tríduo Pascal, numa prática que começa já a ser tradição.

Foram muitos os “miúdos” que aceitaram o desafio e se propuseram a abandonar a sua zona de conforto e viver em comunhão com os mais “graúdos” durante quatro dias intensos e carregados de alegria!

Foram diversas as iniciativas levadas a cabo e a cada dia de permanência no lar estava associado um programa de atividades que fomentava o intercâmbio e o convívio entre jovens e idosos!

Os VPs colaboraram nos afazeres e nas práticas que todos os dias se prestam aos utentes da Casa dos Pobres, desde o auxílio nas horas de refeição, aos cuidados de higiene e saúde mais básicos.

Respeitando e vivenciando o espírito Pascal, que por esses dias se fazia sentir, os VPs prepararam e celebraram uma Via Sacra em conjunto com os utentes e com estes partilharam momentos de oração e reflexão.

São Pedro também decidiu ajudar e o tempo que se manteve agradável convidou a diversos passeios ao ar livre, quer pelos jardins da instituição, quer pelas ruas do pacato lugar. De mãos dadas e sorrisos rasgados, jovens e idosos, caminhavam partilhando histórias, experiências e lições de vida.

Enquanto os mais experientes recordavam uma jovialidade para muitos já perdida, os mais novos deleitavam-se com a sabedoria e o encanto daqueles que tantos ensinamentos têm para transmitir!

Não faltaram as brincadeiras e os momentos lúdicos e até houve tempo para impulsionar a veia artística do grupo, com a realização de trabalhos manuais.

Os VPs foram constantemente surpreendidos com as demonstrações de afecto dos utentes do lar, que os brindavam ora com uma rima aqui, ora com uma cantoria acolá! Tudo isto no meio de beijinhos e abraços constantes, que demonstravam uma ternura difícil de igualar!

De coração cheio, os VPs despediram-se dos seus amigos no dia 15 de Abril, preparando-se para o regresso a suas casas, não sem antes lhes transmitirem e expressarem um enorme “obrigado”! Por quatro dias tão maravilhosos, por tantas dádivas recebidas e por tanto carinho partilhado!

Ficou no ar o anúncio do regresso, que se promete e cumpre já desde há três anos para cá e sempre que lá voltam os VPs reaprendem o quão maravilhoso é ir até ao jardim contemplar o sol e cheirar o perfume de uma flor! Em comunhão e alegria, dão-se ao mesmo tempo que tanto recebem!

 

Diana Pimenta

Subscreva a nossa newsletter