PT | EN
ENVIA-NOS UMA MENSAGEM geral@rostosolidario.pt
CONTACTA-NOS +351 256 336 001
FAÇA UM DONATIVO

Projeto de formação de formadores do Centro Cultural de Santa Cruz (CCSC)

PROJETO DE FORMAÇÃO DE FORMADORES DO CENTRO CULTURAL DA SANTA CRUZ (CCSC)

Estado: concluído
Início: 2012
Conclusão: 2016
Local: Província do Uíge, Angola
Entidades Parceiras: Associação Ao Norte e Associação Engenharia para o Desenvolvimento e Assistência Humanitária (EpDAH)
Entidade Cofinanciadora: Conferência Episcopal Italiana (CEI)

O Projeto Formação de Formadores – Centro Cultural da Santa Cruz objetivou formar jovens em áreas com maior procura local e mais valorizadas no mercado de trabalho. Procurou ainda contribuir para os objetivos de médio prazo do Centro, tais como, a formação e a inserção profissional de jovens, a sustentabilidade do Centro e a diversificação da sua oferta formativa.

Na sequência das formações realizadas no Uíge em 2014, por voluntários portugueses finalistas de cursos de engenharia da Universidade de Coimbra, nos domínios de “Redes Informáticas” e “Hardware e Software” foi desenvolvido pelo aluno Avelino Kuyanga no âmbito do mestrado em Engenharia Informática, o projeto “Desenvolvimento de um sistema LowCost para acesso à Internet em regiões desfavorecidas” com a finalidade de ser implementado no Centro Cultural da Santa Cruz no Uíge.

Em 2014 foi realizada a formação de Som e Imagem, em parceria com a Ao Norte, e como resultado do trabalho dos formandos surgem dois filmes, “Em Missão” e “Cacimba”. Podem ser visualizados aqui:

 

Em 2015 o formador da Ao Norte voltou ao Uíge para desenvolver com os mesmos alunos uma formação em “Edição de Vídeo”.

Como resultado deste processo o Centro conta atualmente com uma oferta formativa mais robusta e diferenciada no contexto local e com formadores locais preparados para multiplicar conhecimentos em “Software e Redes” e “Som e Imagem”.

GALERIA

Subscreva a nossa newsletter