PT | EN
ENVIA-NOS UMA MENSAGEM geral@rostosolidario.pt
CONTACTA-NOS +351 256 336 001
FAÇA UM DONATIVO
DSC_0931

A cada uma e cada um dos nossos voluntários: obrigado | gracias | grazie | köszönöm | teşekkürler | Благодарю вас | merci | thanks!

Hoje, 5 de dezembro, é dia internacional do voluntariado!

“Assedia-me a tentação de mudar o nome e chamar-lhe “Dia Internacional da Cidadania Global”.

O dia em que os habitantes deste planeta são convidados a assumir a consciência de serem os únicos “actores” da construção e preservação desta “Casa Comum” onde todos convivamos na paz e na harmonia que nasce da justiça.

Poderia chamar-lhe ainda o dia da Liberdade Responsável porque, sendo a Responsabilidade a moldura e o âmbito da Liberdade, ser voluntário é assumir, como imperativo pessoal, a construção do bem comum e responsabilizar-se de que, aqueles que nos representam e orientam neste objetivo, sejam aptos para o desempenho desse papel coordenador.

Passaremos assim da lógica de que alguém deve cuidar do mundo e da vida para mim, à lógica de que esse alguém só posso ser eu e que a lógica da exigência apenas pode implementar-se dentro da lógica do empenhamento pessoal.”

Pe. Pires, presidente da direção da Rosto Solidário

Cá em casa, é também o dia de cada pessoa cidadã que, consciente da responsabilidade de cada um/a de nós para com o bem comum e um mundo livre de desigualdades e injustiça social, escolhe a Rosto Solidário para fazer voluntariado.

Ao longo dos anos, e este não é exceção, o firme compromisso dos nossos voluntários tem permitido não só assegurar a realização de tarefas, iniciativas, eventos, projetos, mas sobretudo contribuir para a mudança que queremos no mundo.

A transformação social, a partir da nossa transformação individual e institucional, é a meta deste caminho que temos o prazer de caminhar em conjunto.

Assim sendo, agradecemos a cada um e cada uma de vocês por tudo quanto nos dão e por tudo o que aprendemos em conjunto, aqui e por esse mundo fora!

Para mais informação sobre voluntariado em Portugal, consulte a Confederação Nacional do Voluntariado.

Para mais informação sobre voluntariado internacional, consulte o Serviço Voluntário Europeu do Programa Erasmus+.

Créditos da foto: Bernadett Mészáros.

Subscreva a nossa newsletter